sábado, 30 de agosto de 2008

Indicação ao Prêmio Jabuti 2008

Por essa eu não esperava...
Estava na quinta-feira passada à noite vendo TV, tentando distrair a cabeça da correria dos preparativos para o casamento do meu filho Marcos, quando o telefone toca e, ao atender, dou com a minha amiga Eliana Martins, de Niterói.
Ela avisou que acabava de sair a lista dos indicados ao Prêmio Jabuti 2008, da Câmara Brasileira do Livro. Na minha distração, eu nem lembrava da existência desse prêmio, e eis que descubro que meu livro HQs, quando a ficção invade a realidade, está entre os 10 finalistas na categoria Literatura Juvenil.

É claro que eu teria caído de costas se estivesse em pé mas, como estava sentada, fiquei ali, parada por um tempo, até entender direito o que estava acontecendo.
Esse livro foi publicado ano passado pela Ed. Scipione, numa edição caprichadíssima, e já foi indicado também ao troféu HQMix. Não teria saído tão lindo se não fosse pela dedicação dos profissionais da Scipione, os editores Maria Viana e Adilson Miguel, pela diretora de arte Marisa Martín e pelo ilustrador, Amilcar Pina.

A lista dos 10 indicados ao Jabuti 2008, na categoria Juvenil, está em:
http://www.premiojabuti.com.br/BR/resultadofase1cat.php?cat=75
E uma matéria simpática sobre a indicação pode ser lida no UOL Jovem, em:
http://jovem.uol.com.br/ultnot/ult4334u581.jhtm

E eis a resenha do livro que consta do site que eu divido com a colega Eliana Martins (também finalista do Jabuti este ano!):

HQs - Quando a ficção invade a realidade
Ilustrações de Amilcar Pinna
Editora: Scipione - 152 pgs.
Leitores: 7ª, 8ª séries
Edson (Déo) é um adolescente que adora desenhar e ler histórias em quadrinhos. Um dia, sem querer, ele e sua namorada Janaína (Naí) descobrem que um certo personagem está "saindo" das páginas das revistas e aterrorizando nosso mundo: todos os que o desenham acabam morrendo misteriosamente! Junto a Jan, um desenhista veterano, Déo e Naí vão combater esse perigoso personagem da única forma em que é possível transpor as fronteiras que separam a ficção da realidade: desenhando! HQs fala do mundo dos quadrinhos, citando dezenas de personagens clássicos e seus criadores. Acompanha o livro um glossário sobre a história dos quadrinhos no mundo, listando artistas e personagens amados pelas crianças e jovens.

Quero agradecer a todos os amigos e editores que estão mandando mensagens de parabéns. Nós, escritores de Literatura Infantil e Juvenil nem sempre somos valorizados como profissionais do livro, e é num momento destes, de reconhecimento, que a gente sente que o trabalho vale a pena!
:-D

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Ro

Parabenizei no grupo, mas não podia deixar de passar aqui para dizer o quanto estou satiseito em ver essa indicação. Você com certeza merece.

Abração

Haidi Scheibe disse...

Parabéns!!!! Esse livro é maravilhoso!!!!! Li com meus alunos da sétima série, no colégio Pastor Dohms de Porto Alegre.